Bootcamp de programação

Front-end e back-end: qual a diferença entre eles?

Hoje, ele é utilizado também por desenvolvedores back- end em ferramentas como o Node.js e em banco de dados como o MongoDB. Em projetos de software, por exemplo, a arquitetura modelo-visão-controlador fornece o -end e o back-end para o banco de dados, o usuário e para os componentes de processamento. A separação de sistemas de software em front-end e back-end simplifica o desenvolvimento e separa a manutenção. Uma regra de ouro é que o lado frontal (ou “cliente”) é qualquer componente manipulado pelo usuário. A confusão surge quando alguém tem que fazer edições na parte frontal para arquivos do lado servidor.

Com cursos que vão desde o básico ao avançado em diversas linguagens, como JavaScript, Node.js, React, Python e mais, temos um amplo leque de opções para quem busca se aprimorar na programação. É importante ressaltar que essas áreas se encontram e dependem uma da outra para conseguir construir um aplicativo completo. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de sites modernos e responsivos, e é compatível com todos os navegadores modernos.

Competências profissionais

O front-end é a área do desenvolvimento web que cuida de toda a parte visual de um projeto, incluindo a estrutura do site, elementos, usabilidade externa, menus, páginas de captura, imagens e vídeos, entre outros aspectos. Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação. Por lidar com a regra de negócio, as vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end. E geralmente, nessas aplicações, este desenvolvedor trabalha um pouco com a parte visual. Por isso, para este artigo, o desenvolvedor back-end levado em conta, é o desenvolvedor de aplicações web. O JavaScript, por sua vez, é a principal linguagem de programação do front-end.

Pode ser utilizada para diversas finalidades, desde aplicações desktop até serviços web e aplicativos móveis — por meio da plataforma Xamarin. Por conta dessas questões, é hoje uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Entretanto, esse envio não é feito diretamente do front-end para o banco de dados da rede social. A HyperText Markup Language — ou simplesmente HTML — é a linguagem mais essencial de todas e é utilizada para montar a estrutura dos elementos vistos na tela.

Entendeu a diferença entre front-end x back-end?

Embora não haja uma resposta exata para isso, é possível basear sua decisão em alguns tópicos. O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes. A função desse tipo de desenvolvedor é estar ciente de todas as regras do negócio, tanto na área de tecnologia quanto das demandas dos clientes, e a partir daí, propor soluções práticas para o seu time.

  • JavaScript é uma linguagem de programação bastante popular e amplamente utilizada na web.
  • Além disso, o Front End também é responsável pela integração com o Back End, garantindo a comunicação fluida entre as duas partes.
  • A seguir, explicamos com mais detalhes cada um desses setores, suas respectivas funções e as diferenças entre ambos.
  • Quando o usuário interage com o front-end, a interação envia uma solicitação para o back-end no formato HTTP.
  • O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes.

Entre as suas aplicações estão a definição de menus, criação de botões, textos, entradas de dados e afins. Em geral, desenvolvedores de back-end tendem a ter salários Democrático: Bootcamp de programação é porta de entrada para o mercado de TI mais altos do que desenvolvedores de front-end. No entanto, ambos são habilidades valiosas e importantes em qualquer equipe de desenvolvimento de software.

Como estudar melhor?

Dessa forma, os profissionais podem focar em diferentes aspectos e construir produtos mais completos, aliando aspectos visuais e funcionais a uma ótima experiência para o usuário. Por exemplo, quando procuramos um produto em um site de compras, estamos usando o navegador para fazer uma requisição de dados ao servidor. Digamos que eu tenha digitado “livro python” e selecionado o filtro “menor que R$50”. Isso vai gerar um pedido ao servidor para que mande uma lista de produtos que atendam a essas características. O pedido é interpretado pela aplicação que está rodando no servidor, que devolve a informação encontrada, que, por sua vez, será renderizada pelo navegador e apresentada para o usuário.

o'que é front end e back end

As interações que precisam de um passo a passo para explicar como funcionam já não têm espaço nesse mercado. É por isso que o profissional deve ter noções de design e de usabilidade, pensando pela ótica do cliente final. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário.

Por exemplo, quando o usuário faz o login em um site, é um sistema de back-end que vai processar as informações e confirmar se elas estão de acordo com o banco de dados do site para que o visitante consiga acesso. Se o front-end lida diretamente com o que fica aos olhos do público, o back-end https://blogdovalente.com.br/noticias/2023/12/curso-de-cientista-de-dados-porque-voce-deve-dar-este-passo/ trabalha com os bastidores da estrutura de um website. Mais especificamente, ele lida com o servidor onde o site está hospedado, que é a estrutura geral que o mantém funcionando. A interface de um site não se resume apenas à escolha de adereços e layouts para que ele fique mais bonito.

  • Esse tipo de problema é resolvido pelo back-end e o aconselhável é que faça isso o mais rápido possível, pois um problema assim compromete a experiência do usuário e todo o objetivo da empresa.
  • Essas linguagens são essenciais para a estruturação e estilização do conteúdo, além de permitirem a criação de elementos interativos e dinâmicos.
  • Ou seja, devem entregar valor de maneira rápida e eficiente, e da mesma forma devem atender a necessidade e expectativa do cliente.
  • A computação é uma área muito ampla e conta com diversos tipos de profissionais.
  • No fascinante universo da web, temos diversos agentes trabalhando em conjunto —  fatores humanos e não humanos em interação constante.
  • O JavaScript, por sua vez, é a principal linguagem de programação do front-end.